sábado, 30 de março de 2013

O Turismo Sexual


Há alguns anos, trabalhei em determinados fins de semana, como guia turístico em Salvador e pude constatar o perfil de interesse dos turistas. Tal atividade era por eu ter pleno domínio tanto da História, como dos aspectos do Patrimônio colonial do Pelourinho. Seguia um roteiro, que começava pelo Farol da Barra, antigo Forte da Vigia, construído em 1534, no século XVI, para proteger e defender a cidade das ações corsárias e invasões. Passava também pelo Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, local onde desembarcaram os holandeses, Solar do Unhão, Forte de São Marcelo, Museu de Arte Sacra e outras atrações, terminando com a visita à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
 
Continue lendo:


quinta-feira, 14 de março de 2013

UMA DOUTRINA MALDITA



      
     Na Conferência Episcopal que foi realizada na América do Sul, em 1968, foi debatido um pensamento, que ficou nominado “Teologia da Libertação”. No evento um grande número de conferencistas, de altos cargos da hierarquia eclesiástica, assumiu uma importante posição em favor das classes menos favorecidas dos povos latino-americanos, num contexto de uma sociedade egoísta e omissa.
         No Brasil, a Teologia recebeu o imediato apoio do cardeal de São Paulo, Evaristo Arns e do bispo D. Helder Câmara. Também foi muito defendida pelo Padre Franciscano, Leonardo Boff, considerado o baluarte da nova Teologia em nosso país.
 
Continue lendo:
 
 

CASTRO ALVES E O DIA DA POESIA




        A poesia é comemorada no dia 14 de março, em homenagem ao grande poeta baiano, Antônio Frederico de Castro Alves, pois esta é a data de seu aniversário.
        Considerado o poeta dos escravos, por sua atuação em prol da abolição, Castro Alves faz jus a todas as homenagens. Sua poesia é questionadora, libertária e de grande cunho social. Navio Negreiro é sua obra de maior repercussão.
       Apesar de a poesia estar presente em nossas vidas todos os dias, seja por meio de poemas, canções ou imagens, essa data é especial, pois nos oportuniza a explorar esse campo da literatura, que emociona e diverte.
       Parabéns a todos que fazem e que sentem a poesia!
       Salve, salve!  Castro Alves!!!
 
 
POESIANDO
 
Na voz de Castro Alves
O clamor da liberdade
O Pessoa a usou
Pra confundir a realidade
Às vezes um tanto insana
Nos poemas do Quintana
O Vinícius lhe deu o tom
Do infinito até o fim
Suas cores estão nos sons
Das letras do Jobim
 
Sigo eu poesiando
O que a alma processa
Muitas vezes calado
Meu coração se expressa
Descanso em versos mansos
Minhas inquietudes e nostalgias...
Essência revelada em poemas
E sentida em poesias!
 
Ivone Alves Sol
 
 
 

sábado, 9 de março de 2013

BAHIA DE TODOS OS SANTOS


O bar estava repleto. Instalado no alto da parede, à esquerda de quem entra, um aparelho de televisão exibia naquele momento a novela das nove no volume máximo. Na última mesa, nos fundos, à direita, um pequeno grupo ouvia, através de um possante rádio de pilha, a transmissão do jogo de futebol entre o Bahia e o Fluminense de Feira de Santana. Portanto, como é de se imaginar, o barulho por ali era ensurdecedor. Aliás, o brasileiro é o único povo no mundo que pensa que todo mundo é surdo...
Continue lendo: